RESENHA: PERIGOSA AMIZADE | BOM DIA LIVROS

Livros com leituras pesadas e tensas são corriqueiras no dia a dia de um leitor assíduo. Entretanto, mesmo a rigidez de um diamante necessita de um contraste de ternura. Em comparação às leituras, mesmo os leitores que consumem tensão em massa, necessitam de leituras leves e descontraídas entre um livro e outro. Caindo-me como uma luva, Perigosa Amizade foi uma leitura graciosa capaz de proporcionar reflexões e observações imprescindíveis. 
Disponível em: @bomdialivros.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Título: Perigosa Amizade // Autora: Gisele Bacelar // Editora: Planeta do Brasil // Páginas: 240


ENREDO

Perigosa Amizade, o volume zero de uma série independente aborda personagens diversas. Dentre os vários, evidenciando o marco inicial da amizade das jovens Roberta, caracterizada por sua personalidade obstinada que sabe o que quer, e Melissa, detentora de cabelos loiros e cacheados. Além das duas, Denis também é um membro do trio dos amigos. Ele, jogador de futebol é marcado pela extroversão e suas atitudes de moleque, embora ainda assim, despertando um simplório interesse pelas amigas. 

Em outro plano narrativo, a história nos apresenta Matheus, o típico "playboy" que vive às custas do pai "descolado". Enquanto seu amigo Gabriel, que apresenta características adversas, é fã de música, em específico a bateria, sensível e almeja ser membro de uma banda.  

Dessa forma, vidas de diferentes padrões serão cruzadas e, principalmente, vidas marcadas para sempre, já que a principal premissa do livro trata da "gente como a gente". Gisela, escreve principalmente baseada em fatos vividos comumente pelos jovens: o primeiro beijo, sexo, álcool, drogas e a problemática no viés doméstico.
"As escolhas certas não resumiam somente ao sexo, mas a quão carinhoso o cara permaneceria depois ou ao quanto ele se importaria." Página 122

OPINIÃO

Confesso que no início, tive certa relutância em iniciar a leitura dessa obra. Creio que o principal motivo, fora o medo de não ser um gênero ao qual eu me adequasse. Porém, não há como não se adequar a um livro que retrata as ações de uma vivência atual. Se você ainda não sofre com as mudanças da puberdade, acredite, você ainda sofrerá e relativamente semelhante como a abordada no livro evidenciado. Identificar-se com qualquer personagem, não é uma mera coincidência, é um fator biológico.

A estruturação do livro não deixa a desejar de maneira alguma. Composta por breves parágrafos e uma diagramação que influenciava para a fluidez do livro, a obra apresentava também diversos diálogos concisos e uma narrativa tranquila.  Mesmo alternando entre personagens e suas respectivas visões sobre os acontecidos, não houve nenhuma ponta solta influenciando em falta de entendimentos.

Um fator que deve ser mencionado, é que mesmo sendo o primeiro volume de uma série, o livro pode ser encarado como uma obra única para aqueles que não desejam avançar na leitura de todos os livros. Dessa forma, há a possibilidade da leitura com o fim de conhecer a narrativa, ambientação e desenvolvimento sem o compromisso de mistérios que induzam a leitura meramente para satisfazer a curiosidade do leitor. Mas, uma vez que a leitura seja iniciada, confesso que a vontade de não dar continuidade é nula.

Para aqueles que gostam de leituras reconfortantes, Perigosa Amizade é uma obra altamente recomendada. Até mesmo aqueles que preferem leituras com maior profundidade e tensão, o livro de Gisela Bacelar serve para amenizar as tensões do dia a dia, prometendo ser rápida e eficaz na promessa.
"Infelizmente, algumas escolhas deixam marcas para sempre." Página 209
COMPRE O LIVRO: AMAZON || SARAIVA


*Essa obra foi cedida pela autora em parceria com o blog Bom Dia Livros.

My Instagram